<ARVORES DE JEQUITIBA BRANCO:MUDAS DE JEQUITIBA BRANCO

arvores de jequitiba branco

o TEXTO ABAIXO ESTA COM A FONTE E ORIGEM CITADAS ABAIXO ,RECOMENDAMOS ESSE BLOG DE GRANDE CONTEUDO E INFORMAções


jequitiba branco

JEQUITIBÁ BRANCO (Cariniana estrellensis)

Ocorrência  Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo 
Outros nomes  jequitibá, estopeira, estopeiro, pau estopa, pau de cachimbo, jequitibá rei, estopa, cachimbeiro, bingueiro, mussambê, coatinga, coatingua, jequitibá vermelho 
Características  espécie semidecídua de 25 a 50 m de altura. Tronco reto, podendo chegar a mais de 2 m de diâmetro, provido de casca pardacenta, grossa, rúgida e fendida verticalmente. Folhas alternas, simples, elípticas a lanceoladas, ápice acuminado, margens serreadas, de 5 a 12 cm de comprimento e 3 a 6 cm de largura, com pecíolo levemente alado. Flores brancas, com cerca de 7 mm de comprimento. Apresenta fruto cápsula cilíndrica, lisa, com bordo apical provido de espinhos, do tipo pixidio, de 5 a 9 cm de comprimento, com sementes aladas. Cada fruto contém 20 a 35 sementes. O fruto é de decomposição lenta, uma vez caído no solo. Sementes de cor castanha, com a testa expandida em asa membranácea, até 4cm de comprimento e núcleo seminal basal mais ou menos piriforme com 1,2cm de comprimento e 0,6cm de largura. Um Kg de sementes contém 12.000 unidades. 
Habitat - formações florestais do complexo atlântico e nas florestas estacionais, sendo comum em planícies e ao longo dos rios, em solos úmdos e profundos. 
Propagação  sementes 

Madeira  semelhante a C. legalis, porém de qualidade superior e de maiores dimensões, no entanto com baixa resistência em ambientes externos.
Utilidade  madeira usada na confecção de móveis, molduras e guarnições internas, forros, lambris, peças  torneadas, cabos de ferramentas, esquadrias, painéis, compensados, embalagens, brinquedos e canoas e, quando preservada, pode ser usada em aplicações externas. As folhas e casca produzem tanino para curtimento de couros. O fruto é muito usado na confecção de cachimbos. Produz papel de boa qualidade, além de ser usada no paisagismo de parques e jardins. 
Florescimento  outubro a dezembro 
Frutificação - julho a setembro 

Fonte :http://www.vivaterra.org.br/arvores_nativas_2.htm#jequitibabranco