<CAJUEIRO:MUDAS E ARVORES DE CAJUEIRO


mudas de cAJUEIRO

arvores de cajueiro

CAJUEIRO

O cajueiro , lembrado na maioria dos pomares , tem grande produção em escala para comercialização , mesmo por que nem é preciso lembrar que alem do caju , uma fruta apreciada aqui ni Brasil e tambem exportada ,principalmente em suco , o cajeiro tambem tem a castanha , passando a produzir duas deliciosas frutas ao mesmo tempo.

O cajueiro, nome científico Anacardium occidentale, da família Anacardiaceae, é uma árvore originária do norte e nordeste do Brasil, com troncos tortuosos e relativamente baixa. Na natureza existem dois tipos: o comum (ou gigante) e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 10 metros de altura, mas em condições muito propícias pode chegar a 20 metros. O tipo anão possui altura média de 4 metros.

Cajueiro -Muda de cajueiro

Seu fruto, a castanha de caju, tem uma forma semelhante a um rim humano; a amêndoa contida no interior da castanha, quando seca e torrada, é popularmente conhecida como castanha-de-caju. Prologando-se ao fruto, existe um pedúnculo (seu pseudofruto) maior, macio, piriforme, também comestível, de cor alaranjada ou avermelhada; é geralmente confundido como fruto. Designado como maçã do caju, esta estrutura amadurece colorido em amarelo e/ou vermelho e varia entre o tamanho de uma ameixa e o de uma pêra (5-11 cm). Tem, ainda, os nomes científicos de Anacardium microcarpum e Cassuvium pomiverum.

CAJUEIRO

Flores do Cajueiro

Além do fruto, a casca da árvore é também utilizada como adstringente e tônico. O tronco do cajueiro produz uma resina amarela, conhecida por goma do cajueiro que pode substitui a goma arábica, e que é usada na indústria do papel até a indústria farmacêutica

Sua madeira, durável e de coloração rosada é também apreciada.

As flores são especialmente melíferas e têm propriedades tônicas, já que contêm anacardina. Da seiva produz-se tinta. A raiz tem propriedades purgativas.

Suas folhas são obovadas (isto é, têm a forma de um ovo invertido), apresentando-se coriáceas e sub-coriáceas. As flores dispõem-se em panículas.

Também é conhecido pelos nomes derivados do original da língua tupi (acayu): acaju, acajaíba, acajuíba, caju-comum, cajueiro-comum, cajuil, caju-manso, cajuzeiro e ocaju. Em Moçambique é ainda conhecido como mecaju e mepoto.

O nome inglês cashew é derivado da palavra portuguesa de pronúncia similar, caju, que por sua vez provém da palavra indígena acaju. Na Venezuela o cajueiro é denominado merey, mas em outros países da América Latina é chamado maranon, provavelmente devido ao nome da região onde foi visto pela primeira vez, o estado do Maranhão, no meio norte do Brasil.

Outros nomes do Caju e do Cajueiro:

Português: caju, cajueiro, pé de caju, castanha de caju, maçã de caju;

Francês: cajou, acajou, anacardier, cachou, noix de cajou;

Cajus prontos para serem colhidos

Inglês: cashew, cashew tree, cashew nut, cashew apple, cashew kernel;

Espanhol: marañon, nuez de marañon (Equador); cajuil, pajuil (Porto Rico, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Colômbia, Panamá, El Salvador); merey, mereke (Venezuela); acayouba (Argentina);

Italiano: anacardio, noci di anacardio;

Holandês: cashew;

Alemão: Acajuban, Kaschunuss;

Dialetos Africanos: kazuwa, tazwa, diboto (Zaire, Congo); mkanju, korosho (Suahili); Bibbo, Bibs (Somália); Cajoutier, Mabida, Mahabibo (Rep. Malgaxe);

Dialetos Asiáticos: Kajus, gajus, Janggus, kanjus (Malásia); Jambu-gajus, Jambu-monyet (Java); Gaju, Jambu-mèdè, Jambu-erang (Sumatra); Boa-frangi (fruta de Portugal - Molucas); Kaju (estados do norte da Índia); Caju-gaha, Cadjú, Paranji-handi (noz de Portugal) - (Estados do sul da Índia e Ceilão); Kasoy, Kasui, Kasul, Kachui (Filipinas)Importância Nutritiva

Amêndoas de castanhas de caju assadas e salgadas

O caju é riquíssimo em vitamina C (seu teor é bem maior que o da laranja). Contém ainda vitamina A e do complexo B. Também é rico em proteínas, lipídios, e carboidratos. É ainda uma boa fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de zinco, magnésio, fibras e gordura insaturada, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue. O caju tem ainda quantidades razoáveis de Niacina.

 

mUDAS NATIVAS DE CAJU

FLORESTA MUDAS NATIVAS

 

 

A empresa " Floresta" e Mudas Florestais Nativas para Reflorestamento consiste na venda de mudas para refloretamento ,mudas para brindes ,sementes para brindes, mudas para brindes, sementes personalizadas, mudas personalizadas em tubetes biodegradáveis, sementes de árvores nativas de reflorestamento para brindes, sementes de árvores ornamentais para brindes, sementes de árvores exóticas para brindes, mudas de árvores ornamentais para brindes, mudas de árvores de reflorestamento para brindes e mudas de árvores para jardinagem para brindes enfim temos os mais variados tipos de Brindes Ecológicos e Brindes Promocionais.Nosso viveiro de mudas nativas florestais esta localizados em Parnaso Municipio da Estancia Turistica de Tupã.

JABUTICABEIRA