< ARVORES DE OLHO DE CABRA -MUDAS DE OLHO DE CABRA

arvores de olho de cabra

mudas de olho de cabra

Olho de cabra!

olho-de-cabra

 

Família: Angiospermae – Fabaceae – Faboideae (Leguminosae)
Origem: Brasil
Sua ocorrência natural é na: Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (até Santa Catarina).
Árvore de copa ampla e globosa, chegando a medir 20 m de altura, com tronco entre 50 e 70 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas e as flores, roxas. O fruto apresenta de uma a três sementes, de cor vermelha e negra (que justifica o seu nome popular).
Natural de duas florestas – a pluvial atlântica e a latifoliada semidecídua – essa árvore possui madeira moderadamente pesada e resistente. Tanto que é empregada na confecção de móveis de qualidade e em acabamentos da construção civil.
Suas sementes, em função da beleza de sua dupla cor (vermelha e negra), são muito usadas na confecção de peças artesanais. Mas afora essas “aplicações práticas”, a olho-de-cabra tem muitos atrativos para mantê-la intacta, nos campos: as sombras generosas que proporciona a sua beleza plástica e a própria aplicação paisagística.
Pode também ser empregada para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. O único problema é o desenvolvimento lento de suas mudas (idem para o seu crescimento no campo, de 2,5 m aos 2 anos). A espécie floresce em Outubro e Novembro. E seus frutos, embora amadureçam de Setembro a Outubro, permanecem na árvore por muitos meses.
http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/olho-de-cabra-ormosia-arborea.html