< ARVORES DE TAMARINDO -MUDAS DE TAMARINDO

arvores de tamarindo

mudas de tamarindo

Tamarindo (Tamarindus indica)

http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_447/1256288636uo9KO7.jpg
A tamarindo é uma árvore frondosa, de tronco grosso muito ramificado, próprio para ambientes amplos, pois proporciona grande sombreado. Nativa da África tropical é muito cultivada no Brasil, principalmente no Nordeste. A espécie é muito longeva e atinge 25m de altura. As folhas são formadas por 10 a 18 pares de pequenos folíolos de aspecto delicado e muito ornamental. Já as flores, que se formam em inflorescência auxiliares no ápice dos ramos, são pequenas e têm coloração amarela com listas alaranjadas ou vermelhas. São hermafroditas e apresenta botões florais cor - de –rosa claro. Os frutos, por sua vez são vagens revestidas por uma casca grossa e quebradiça, fácil de remover. Eles medem de 5cm a 15cm de comprimento, ficam marrons quando maduros e não abrem naturalmente. Dentro da casaca fica a polpa fibrosa, espessa, acidulada e de cor escura.
A época de floração e frutificação do tamarindo varia muito, porém é mais comum ver frutos no verão.Entre o surgimento das flores e o amadurecimento da vagem se passam 240 dias – por isso, é comum ver árvores com flores e vagens simultaneamente.
O tamarindeiro suporte longos períodos de seca, retirando do subsolo a água necessária e sua sobrevivência. A espécie aprecia clima tropical quente e úmido com sol pleno e se propaga por sementes, estaquia e enxertia. Porém a ultima técnica é a mais indicada por manter as características da planta-mãe.
Muito apreciado, especialmente na região nordeste, o tamarindo pode ser consumido ao natural e tem amplos usos na culinária, sejam na forma de sorvetes, doces, licores, bolos, pastas, aromatizadas d bebidas, batidas, molhos para carnes e peixes e tempero para arroz e outro pratos.

Fonte: frutas do Brasil-Silvestre silva